Veja as sugestões de atividades e planeje as férias das crianças
Chegaram as férias, e crianças e adolescentes estão em casa em tempo integral. Tudo o que você quer é manter essa galerinha ocupada e se divertindo. Mas como aproveitar o tempo de um jeito gostoso e sem gastar muito? Nossa proposta é ensinar aos pequenos e aos nem tão pequenos brincadeiras que exijam apenas materiais simples ou improvisados, mas que animem o dia e façam o tempo passar depressa.
Além de animar as férias, as brincadeiras aproximam pais e filhos, fortalecendo a cumplicidade. A psicopedagoga Márcia Zebini, de São Paulo, alerta para a importância de tirar os filhos da frente da televisão, do videogame ou do computador: "Os jogos eletrônicos são muito rápidos, solicitam a concentração num nível quase hipnótico. Por isso, enquanto está jogando, a criança não consegue se envolver com mais nada e acaba se isolando". Veja nossa lista e comece a curtir as férias em família!
Pra começar, confira as cinco dicas da Fátima Bernardes:
- 1) Tarde com amigos
- "Vira uma grande festa em casa e, como seus filhos se distraem, você ganha algum tempo para si - o que também é importante."
- 2) Livros
- "Acho interessante estipular a hora da leitura. Cada um escolhe um conto ou uma poesia para ler para os outros."
- 3) Lugares diferentes
- "Qualquer passeio pode ser divertido, depende da maneira como você faz. Ir à feira livre vira uma farra se você mostrar aos seus filhos por que isso pode ser muito legal."
- 4) Culinária
- "Você escolhe uma receita simples e todos ajudam a cozinhar. O tempo passa rapidinho."
- 5) Brincar de aniversário
Veja sugestões de brincadeiras ao ar livre:
- 6) Cabo de guerra
- Cada equipe pega uma extremidade de uma corda para puxar. Ganha o time que fizer o outro cruzar a linha imaginária riscada no chão.
- 7) Amarelinha
- Basta giz para desenhar o caminho de 1 a 10, uma pedrinha e energia para pular com um pé só!
- 8) Elefantinho colorido
- Um participante diz "Elefantinho colorido!". Os outros respondem "Que cor?". Ele fala a cor, e os outros correm para tocar em algo daquele tom antes que o "elefantinho" consiga capturá-los.
- 9) Queimada
- Demarque um campo e defina duas equipes. O objetivo é atingir com a bola os jogadores adversários.
- 10) Caça ao tesouro
- Esconda um prêmio (saco de balas, por exemplo) e espalhe bilhetinhos com charadas que, respondidas, levam a outra pista. E assim por diante, até o tesouro.
- 11) Esconde-esconde
- Um clássico que rende horas de diversão!
- 12) Mãe da rua
- Exige agilidade! Uma criança (a mãe da rua) fica entre dois riscos, distantes 5 metros, e as equipes ficam atrás das linhas. Quem for pego ao cruzar a "rua" é eliminado. Ganha o time que atravessar mais participantes.
- 13) Corrida de saco
- As crianças têm de correr pulando dentro de um saco de batatas vazio. Haja equilíbrio!
- 14) Pega-pega
- Um jogador tenta pegar os demais. Quem for alcançado passa a ser quem corre atrás.
- 15) Pique-pega
- Semelhante ao pega--pega, mas, enquanto fogem, os jogadores podem tocar no pique (árvore ou poste). Ali, não podem ser pegos!
- 16) Serpente
- Outra variação do pega-pega, em que cada jogador que é pego dá a mão ao pegador. Juntos, passam a tentar pegar os outros.
- 17) Corrida do ovo
- Um desafio à coordenação! Cada competidor segura com a boca uma colher com ovo. E tem de vencer a corrida sem deixar cair!
- 18) Cabra-cega
- De olhos vendados, uma criança tenta pegar os demais. Quem for pego vira a cabra-cega.
- 19) Morto-vivo
- Alguém dá as ordens: com "Morto!", todos se agacham, com "Vivo!", todos ficam de pé. Dificulte falando rapidamente!
- 20) Pula-sela
- As crianças adoram, mas cuidado para ninguém se machucar! Os participantes ficam agachados em sequência. Quem estiver na ponta salta sobre os demais, apoiando as mãos nas costas dos amigos.
- 21) Pular corda
- Dois participantes batem a corda enquanto outros pulam. Quem errar tem de girar a corda. Varie a velocidade.
- 22) Pular corda sozinho
- A criança pode inventar várias formas de pular corda: para a frente, para trás, cruzado... Se forem duas ou mais crianças, podem disputar quem pula mais tempo.
- 23) Pega-rabo
- Cada equipe é identificada por uma cor de fita, presa à calça dos integrantes, como um rabo. As crianças têm três minutos para arrancar os rabos dos adversários. Quem ficar sem fita é eliminado. Vence o time que juntar mais rabos.
- 24) Peteca
- Em círculo, os participantes jogam a peteca um para o outro, batendo na base dela. Quem deixar cair é eliminado.
- 25) Vôlei de roda
- Não tem peteca? Pegue uma bola para brincar de vôlei. Não vale deixar a bola cair!
- 26) Duro ou mole
- Uma criança corre atrás das outras. Quando tocar em alguém, diz "Duro!" e o jogador deve ficar parado. Ele só pode voltar a correr se outro encostar nele e gritar "Mole!".
- 27) Bolinhas de sabão
- Quer coisa mais simples e gostosa? Num copinho, misture água e detergente. Corte a parte de cima de algum potinho de plástico redondo (como o de iogurte), cole uma vareta e pronto: basta pôr o anel na água com sabão e soprar...
Confira as sugestões para o fim de semana:
- 28) Piquenique
- Monte uma cesta caprichada com lanchinhos gostosos e saudáveis e convide toda a família para ir ao parque.
- 29) Bicicleta
- Essa é boa para queimar calorias! Se não tiver bicicleta, peça emprestado ou alugue (alguns parques têm essa opção).
- 30) Patins e skate
- As crianças ganharam no Natal e quase não usam? A hora é agora!
- 31) Dia de turista
- Que tal conhecer os monumentos da sua cidade? Ou um parque novo? Rende ótimas fotos de família!
- 32) Pipa, papagaio ou raia
- Pode ser divertido montar em vez de comprar - veja um modelo feito com jornal no link http://abr.io/2KC5. Nunca use cerol, é perigoso!
- 33) Acampamento
- Que tal juntar todos na sala para dormir? A mudança de rotina já vira a brincadeira. Espalhe os colchões e os cobertores!
- 34) Cineminha
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Dentro de casa também é possível se divertir:
- 36) O mestre mandou
- Um jogador dá uma ordem, que deve ser cumprida rapidamente. É pura adrenalina!
- 37) Boliche
- Arrume três fileiras de quatro garrafas PET vazias. Com uma bolinha, os competidores tentam derrubar o maior número de garrafas.
- 38) Duelo de mãos
- Um jogador põe as mãos com as palmas para cima. Outro deixa as mãos em cima, viradas para baixo. O primeiro tenta bater nas costas das mãos do outro, que tem de tirá-las.
- 39) Continue o desenho
- Numa roda, uma criança faz um traço e passa o papel adiante. Após todos desenharem, a criança adivinha o que seu rabisco virou.
- 40) Brinquedos de sucata
- Dá para fazer mágica com garrafas PET, rolinhos de papel higiênico, cola e tesoura!
- 41) Teatrinho
- A garotada interpreta contos de fadas ou cria histórias.
- 42) Dobraduras
- Papéis velhos e tesoura garantem a diversão! O link http://abr.io/2KCx traz boas ideias.
- 43) Historinha
- Vale ler ou dar um livro e pedir que as crianças contem uma história a partir das figuras.
- 44) Complete a história
- Uma criança começa uma história, que deve ser complementada pelos coleguinhas.
- 45) Jogo das rimas
- Parece com esse acima, mas as frases devem rimar.
- 46) Forca
- Tem de adivinhar a palavra letra por letra. A cada erro, um pedaço do boneco é desenhado na forca.
- 47) Trava-língua
- Tente pronunciar frases com palavras de sons parecidos. Desafios em http://abr.io/2KEL
- 48) Labirinto
- Cada participante deve desenhar um longo labirinto. Os demais têm de achar o caminho.
- 49) Telefone sem fio
- Um jogador fala rapidamente no ouvido de outro uma frase, que é dita ao seguinte. O último diz a frase em voz alta. Rende boas risadas!
- 50) Jogo da velha
- Vence quem fizer uma linha vertical, horizontal ou diagonal com três símbolos iguais.
- 51) Piadas
- Ponha todo mundo para rir numa competição de piadas!
- 52) Sequência
- Um participante faz um gesto. O seguinte repete e acrescenta um. O outro repete e põe mais um, e assim por diante. Errou, é eliminado.
- 53) Palitos
- Cada pessoa recebe três palitos. Então, cada um mostra a mão fechada, com palitos dentro. Todos apostam o total de palitos. Sai quem errar.
- 54) O que é o que é
- Os pequenos adoram brincar de adivinhações! Veja algumas opções em http://abr.io/2L8Y
- 55) Massinha
- É uma delícia modelar formas diversas!
Veja sugestões de atividades com música:
- 56) Estátua
- O líder põe uma música, e os demais dançam. Quando o líder grita "Estátua!" e abaixa o som, todos devem ficar imóveis. Vence quem ficar como estátua por mais tempo.
- 57) Dança da laranja
- As duplas dançam equilibrando uma laranja entre as cabeças. O par que deixar cair a fruta é eliminado.
- 58) Dança das cadeiras
- Os participantes andam ao redor de um círculo de cadeiras em quantidade inferior ao número de pessoas. Quando a música parar, todos devem se sentar. Quem ficar sem cadeira é eliminado.
- 59) Qual é a música?
- Alguém tem de assobiar ou batucar o trecho de uma música, e os outros precisam adivinhar qual é.
- 60) Bandinha
- Ponha o som da banda preferida das crianças. Elas devem imitá-la com objetos da casa. Almofadas podem virar uma bateria, a vassoura, a guitarra, e o controle remoto, o microfone! É show!
- 61) Banda de sucata
- O legal é produzir os instrumentos. Faça chocalhos com garrafas PET cheias de grãos de feijão ou milho, cornetas com o rolo de papelão do papel higiênico... Use a imaginação!
Aproveite os jogos que tem em casa:
- 62) Baralho
- As cartas rendem inúmeros jogos, como buraco, paciência, mau mau...
- 63) Damas
- Se não tiver o jogo, desenhe um tabuleiro (um quadrado com oito quadrados para cada lado pintados de forma alternada). E use grãos de feijão no lugar das peças. Veja as regras no link http://abr.io/2KTb
- 64) Dominó
- O jogo trabalha conceitos de matemática e estratégia. E toda a família pode jogar. Não se lembra das regras? Dê uma olhadinha neste link: http://abr.io/2KtF
- 65) Quebra-cabeça
- Quanto mais peças, maior o desafio. O bacana é montá-lo em uma base rígida para depois enquadrar!
- 66) Cante a música
- Uma pessoa sugere uma palavra e as demais têm de lembrar uma música com ela.
- 67) Gato mia
- Num quarto escuro, alguns se escondem e outro, de olhos fechados, deve tocar em uma pessoa que, se tocada, tem de miar. Se a criança acertar quem miou, a outra sai da sala. Tire objetos que quebrem ou causem quedas!
- 68) Adivinha quem é
- Uma pessoa pensa em alguém famoso, e as outras tentam adivinhar. Quem pensou só pode responder "Sim" ou "Não".
- 69) Colagem
- Reúna revistas, retalhos, cola e tesoura e deixe a meninada criar. Aí, faça uma exposição!
- 70) Ligue os pontos
- Os pequenos devem cobrir o pontilhado preparado por você. A brincadeira desenvolve a coordenação motora fina.
- 71) Jogo da memória
- Faça o jogo! Com cartolina, as crianças devem criar pares de imagens iguais. Aí, é só embaralhar, pôr de cabeça para baixo e adivinhar onde estão as duplas.
- 72) Carimbos com batata
- Um adulto corta uma batata ao meio e cria figuras em relevo. Os pequenos molham a batata na tinta e enfeitam os papéis.
- 73) Teatro de fantoches
- As crianças menores tembém têm vez! Use bonecos de pano para contar historinhas e divertir os pequenos com vozes engraçadas.
- 74) Em que mão está?
- Esconda um objeto em uma das mãos e peça para a criança adivinhar em qual mão está.
- 75) Qual o nome?
- Aponte para partes do corpo da criança e pergunte o nome. Se a criança não souber falar, encoste na parte do corpo e diga como se chama.
- 76) Jogo das sombras
- No escuro, vire o abajur para a parede e faça com as mãos figuras cujas sombras lembrem animais. Veja em http://abr.io/2KUy
- 77) Cirandinha
- De mãos dadas, o grupo gira cantando a música Ciranda, Cirandinha. A brincadeira trabalha o ritmo e a sociabilidade.
- 78) Se você fosse...
- Pergunte "Se você fosse um bicho, qual seria?" A criança deve responder explicando sua escolha ou imitando o animal escolhido.
- 79) Colorir
- Use o que tiver em casa. Vale lápis colorido, giz de cera, guache e algumas folhas de papel!
- 80) Par ou ímpar
- Entre os pequenos, a brincadeira tão famosa e simples estimula o raciocínio lógico.
- 81) Dois ou um, ou Zerinho ou um
- Esta versão do par ou ímpar é usada quando há mais de dois participantes. Sai da brincadeira quem colocar o número diferente do da maioria.
Dicas para os meninos:
- 82) Jogo de futebol improvisado
- A dica é boa para dias chuvosos. Faça uma bola com um par de meias e deixe as crianças brincarem à vontade. Tire do local vasos e objetos que possam quebrar.
- 83) Corrida de carrinhos
- Junte todos os carrinhos que tiverem em casa e monte uma "pista" de corrida. Pode ser o corredor da casa. Cada participante deve empurrar seu carrinho e ver aonde chega!
- 84) Pequenos cientistas
- A criançada vai adorar essa brincadeira. Pegue um pente de plástico e um pano de flanela e pique uma folha de sulfite. Aí, é só esfregar o pente na flanela e aproximar dos pedaços de papel (que grudam no pente) ou do cabelo (que levanta todo!).
Dicas para as meninas:
- 85) Chá da tarde
- Qual é a menina que não gosta de brincar com xícaras, pratinhos, panelinhas?
- 86) Cozinha
- Brincar de preparar comidinhas rende boas horas de diversão entre as pequenas.
- 87) Desfile de bonecas
- Vale inventar roupinhas novas com retalhos. Depois, é só fazer a passarela!
- 88) Escolinha
- As bonecas viram alunas. Improvise uma lousa e materiais escolares
- 89) Casinha
- A ideia é simular o dia a dia na vida de uma família, em que as bonecas representem as crianças. Vale trocar fraldinha, dar mamadeira...
Dicas para os adolescentes:
- 90) Pega-varetas
- Junte palitos de churrasco na vertical e abra a mão para que caiam. A ideia é tentar tirar as varetas uma a uma, sem mexer nas demais. Se outra vareta for mexida, a vez passa para o próximo jogador. Vence quem pegar mais varetas.
- 91) Palavra certa
- Um dá dicas para que o outro adivinhe a palavra a ser descoberta. O objetivo é descobrir a palavra com poucas dicas.
- 92) Geografia
- Um jogador fala o nome de uma cidade, estado ou país. O próximo cita um lugar que comece com a última letra da outra palavra. Ex: Espanha e, aí, Alemanha.
- 93) Qual a capital?
- Incentive os estudos da garotada com diversão! Ganha ponto quem acertar a capital de um estado brasileiro ou país.
- 94) Stop
- Defina as categorias (cores, animais, carros...) e uma letra. Todos as preenchem com palavras que comecem com a letra escolhida. Aquele que acabar primeiro grita "Stop!".
- 95) Dança da cordinha
- Duas pessoas estendem uma corda na altura do peito. Com a barriga para cima, as outras devem passar por baixo sem tocar a corda. A altura vai diminuindo, dificultando a passagem.
- 96) Mímica
- Cada equipe escreve nomes de filmes e dá para o outro time. Uma pessoa de lá faz gestos para os colegas adivinharem o filme.
- 97) Quem sou eu?
- Com fita adesiva, cole nas costas de cada participante uma folha com o nome de um animal, personagem ou pessoa famosa. Depois, os jogadores fazem perguntas uns aos outros que os ajudem a identificar quem eles são.
- 98) Detetive
- Cada participante recebe um papel no qual pode estar escrito "detetive", "assassino" ou "vítima". Discretamente, o assassino deve piscar para as vítimas. Quem recebe a piscadela diz: "Morri", e sai do jogo. O detetive deve descobrir o assassino antes que todas as vítimas sejam "mortas". Se o assassino piscar para o detetive, acaba preso!
- 99) Dicionário
- O mediador pega uma palavra no dicionário e a lê. Os demais escrevem num papel o que acham que significa. O mediador lê em voz alta as definições sem revelar os autores. Ganha um ponto quem tiver a definição mais votada e dois pontos quem acertar a definição.
- 100) Alfândega
- Um jogador sai da sala. O grupo define uma regra para a alfândega. Por exemplo: "Só entra o que for vermelho". Quem estava fora volta e faz perguntas como "Este telefone passa?" ou "Este batom passa?". O resto responde "Sim" ou "Não". Conforme as respostas, o jogador tenta descobrir a regra.
- 101) Anagramas
Texto
Vanessa Vieira
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