sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

PLANEJANDO AÇÕES EDUCATIVAS



Ano vai, ano vem. Sentimentos, emoções, ações, que simplesmente passam como água que escorre por entre os dedos das mãos. Início de ano é sempre marcado por profundas reflexões sobre o passado e sobre o futuro dos atos cotidianos, sejam eles planejados ou não. É quando paramos para refletir sobre o que fizemos da vida enquanto ela passava por nós.

Para aquele que lidera um departamento na igreja ou uma classe de alunos, a melhor coisa a fazer no início de ano é observar criteriosamente e com criticidade todas as ações construídas e concretizadas no ano anterior. Este observar, para o educador Paulo Freire, é reconhecer o mundo do educando, ou seja, ler a situação vivencial do grupo e/ou classe em questão, para então planejar o ato pedagógico. Diante disso, planejar requer reflexão, organização e sistematização, a fim de assegurar a unidade dos elementos do processo educativo, que se compõem nos objetivos (para que ensinar), nos conteúdos (o que ensinar), nos educandos e suas possibilidades (a quem ensinar), nos métodos e técnicas (como ensinar) e na avaliação.

Geralmente para liderar departamentos propõe-se que o líder/educador convide uma equipe dinâmica e comprometida com as propostas da área escolhida. Para isto, deve proporcionar informação e treinamento de habilidades básicas, abrir espaço para compartilhar saberes e práticas, deixar constantemente as expectativas definidas e transparentes e dar ênfase à presença de Deus. Graig Jutila em seu livro “Princípios Fundamentais para Líderes de Ministério Infantil”, especifica quatro áreas relacionadas a uma liderança eficaz que são: Paixão, Atitude, Trabalho em Equipe e Honra. Paixão pelo que está sendo proposto, pelo ministério, pela vida (Cl 3.23). Atitude de apoio e encorajamento, pois isto determinará o sucesso ou o fracasso das ações construídas no grupo (Fp 4.4). Trabalho em Equipe, porque grupos têm um potencial criativo maior do que indivíduos (Ec 4. 9-12). E Honra em servir, visto que dar valor, prezar e respeitar as pessoas são preceitos vivenciados por Cristo (Rm 12.10).

Para liderar uma classe de alunos, o líder/educador deve também estar ciente da faixa etária dos educandos e suas características enquanto grupo. Com base nas informações observadas, refletirá e planejará o Plano de Curso (que é a sistematização das propostas de trabalho que serão desenvolvidas durante o ano letivo, podendo ser bimestral, semestral ou anual); os Projetos de Trabalho (que é uma concepção de se trabalhar a partir de pesquisa, geralmente sobre algo emergente); e os Planos de Aula (que determinam o que fazer no cotidiano da sala de aula).

Desenvolver lideranças e ministérios bem-sucedidos e planejar ações educativas são o grande desafio da igreja contemporânea. Que neste início de ano, enquanto líderes/educadores possamos refletir sobre nossa prática cotidiana, avaliar o que se passou e projetar nossos sonhos e projetos para o crescimento do Reino de Deus.
Um feliz 2009!
Texto de Angela Cristina Hammann

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