domingo, 3 de maio de 2009

Mulheres de fé

Foto: By Glê

No contexto de ambigüidade social e cultural em que vivemos, o papel da mulher cristã torna-se cada dia mais relevante para a sociedade. Outrora, centralizado apenas no lar e no bem estar da família, hoje, a influência da mulher ampliou-se para todas as esferas da sociedade. Como seguidora da Palavra da Verdade, a mulher cristã, é desafiada a vivenciar uma vida de qualidade, na família, na igreja e na sociedade.
• A família é a base da sociedade e representa uma das áreas que mais precisa de atenção e cuidado. A presença de Cristo deve ser cultivada na vida de todos os membros e isto demanda responsabilidade e educação. A Bíblia está repleta de histórias de mulheres que souberam educar seus filhos no conhecimento e reverência da Palavra de Deus (Ana – I Sm 1:11); (Joquebede – Ex 2:9); (Eunice – II Tm 1:5).
• A igreja é uma instituição organizada por ministérios e serviços, onde a mulher cristã pode desempenhar suas habilidades e dons para o crescimento do reino de Deus. Alguns destes ministérios destacam-se por sua importância social, como a hospitalidade, a beneficência, o aconselhamento, a evangelização e a oração. A Bíblia menciona ainda, histórias de trabalho e auxílio, especialmente no início da igreja (Rm 16) e o exemplo destas mulheres tem fundamentado muitas ações na igreja da atualidade.
Na história da Igreja Evangélica Assembléia de Deus no Brasil, um trabalho de oração, denominado “Círculo de Oração” tem sido um marco de mudanças e transformações. Este trabalho foi fundado por Albertina Bezerra Barreto, no dia seis de março de 1942, no bairro da casa amarela, em Recife. O propósito inicial era fazer um trabalho de oração buscando a cura da filha, porém o trabalho passou a ser conhecido cada dia mais e a cada semana aumentava o número de pessoas na congregação, ampliando-se de tal forma, que hoje este projeto é conhecido praticamente em todas as igrejas evangélicas. Os propósitos de oração, de apelo em favor dos necessitados, aflitos, lideranças, missionários e lares ainda continuam, e a fidelidade destas mulheres de fé tem-se traduzido em muitos milagres, curas e confiança do Deus que tudo pode.
• Na sociedade pós-moderna, as escolhas das prioridades e a administração do tempo é o que marca uma vida bem sucedida. Ao papel de mãe e esposa são adicionadas outras funções, como o de amiga, filha e profissional. Esta nova condição não é necessariamente boa nem ruim, pois vai depender de como a mulher encara a possibilidade de trabalhar como uma liberdade adquirida, compreendendo que liberdade requer escolha, e escolhas requerem perdas. Isto indica que o ajustamento de funções é estritamente necessário. A Bíblia menciona Dorcas, que continuamente praticava ações de bondade e caridade (At 9: 36-39) e certamente era uma profissional competente e fiel, sendo assim registrada sua história.
É nesta sociedade em mutação que encontramos a mulher cristã. Sendo uma seguidora da verdadeira Palavra, é imprescindível que Cristo esteja em primeiro lugar (Mt 6.33). Se esta relação (DEUS X Mulher) for prioridade, todas as outras coisas se adaptarão e se desenvolverão com sabedoria e graça.

Texto de Angela Cristina Hammann

Nenhum comentário:

Postar um comentário