segunda-feira, 1 de junho de 2009

ESTOU PENSANDO EM ENSINAR. E AGORA?

Por onde devo iniciar? Como? Quando? Por quê?
São múltiplos os questionamentos, escolhas e desafios para quem inicia na arte de educar pessoas. As Escrituras auxiliam-nos a entender sobre o que é ensinar e o que pode representar na vida do educador.
No Antigo Testamento, onze palavras hebraicas diferentes são traduzidas por “ensinar” ou “instruir”. A principal palavra é “lamath” e conforme a sua referência é traduzida como ensinar ou aprender. Para tanto, ensinar significa “estimular o aluno a ser capaz de imitar ou de aplicar na vida prática o que ele acaba de saber”. Como por exemplo, em Deuteronômio 5:1 e Salmo 32:8.
No Novo Testamento, a principal palavra para ensinar é “didasko”. Traduzida também como “ensino”, “doutrina”, “professor”, “mestre”. Enfatiza o aprendizado através da experiência e do envolvimento. Como por exemplo, em Efésios 4:21, Colossenses 1:28, 3:16 e II Timóteo 2:2.
Diante disto, pode-se afirmar que, ensinar é ajudar outrem a entender, aprender, absorver algo que não havia apreendido ou compreendido, visando uma mudança no pensamento, no sentimento e na ação.
Alguns conceitos educacionais são descritos por Sam Doherty, como princípios fundamentais do ato de ensinar. Destacam-se alguns pontos fundamentais:
*Princípio da Dedicação: Determina QUEM deve ensinar (Dt 4:9). O ensino eficiente exige dedicação (santificação, consagração, separação) a Deus por parte do educador.
*Princípio da Motivação: Enfatiza o PORQUÊ de ensinar (Dn 12:3). O ensino eficiente exige que o educador esteja motivado para seu ministério.
*Princípio da Definição: Exemplifica O QUE o ensino é. O ensino eficiente depende de uma compreensão clara do que o ensino é e representa. (Sl 32:8 - Ef 4:21)
*Princípio da Iluminação: Indica COMO nosso ensino deve ser eficiente. O ensino depende da iluminação do aluno por parte do Espírito Santo (Jo 16:8 – I Co 2:13).
*Princípio do Bom Fundamento: Mostra ONDE encontramos a mensagem que ensinamos. O ensino eficiente está fundamentado na Bíblia, a Palavra de Deus. (II Tm 3:16 – II Pe 1:21)
*Princípio da Intercessão: Lembra da responsabilidade de vivenciar o ensino na oração. (Tg 5:16 – Lc 11:9-10)
Que estes conceitos referentes às verdades do ato de ensinar, possam encontrar guarida no coração de educadores que se dedicam ao ministério de educar pessoas para o Reino de Deus.
Texto de Angela Cristina Hammann

Nenhum comentário:

Postar um comentário