quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Didática na Educação Infantil

Projeto DESTAQUE na Feira Regional de Matemática - 2009
Próxima etapa: Feira Estadual - Rio do Sul

Categoria: Educação Infantil
Modalidade: Materiais e/ou Jogos Didáticos
Expositores: Alunos Ed. Infantil

Professor Orientador: Angela Cristina Hammann

A MATEMÁTICA DO PATINHO FEIO

O conhecimento matemático parte de situações-problema ligados ao cotidiano infantil. Com base nesta perspectiva, vivenciou-se o referido projeto na turma da Educação Infantil (4 – 6 anos), objetivando desenvolver habilidades de resolução de problemas a partir da interpretação da história do Patinho Feio. A metodologia utilizada, para a construção do conhecimento matemático, foi de identificação das características dos personagens da história (pato e cisne), através da contação de histórias, pesquisa e registro lúdico. Para tanto desenvolveu-se atividades de classificação de sucata para a construção de fantoches, fantasias e máscaras, como também a construção de jogos de associação, como por exemplo: “Memória dos Patos”, “Quebra-cisne gigante” e “Dominó do Pato Bonito”; e jogos de contagem: “Pega Cisne”, “Patinhos na lagoa” e “Bingo Família dos Patos”. Também realizou-se registros de atividades com as músicas “Todos os cisnes sabem nadar” e “10 patinhos foram passear”. Construiu-se ainda pesquisas (semelhanças/diferença, tamanho, cor, peso) sobre ovos, com construção dos jogos: “A pata do vizinho” e “Cisne guloso”. A utilização de gráficos foi de grande valia, visto que desenvolveu comparações e identificações relacionados com o conhecimento matemático e a história do Patinho Feio. O uso de sucata nos jogos e nas atividades serviu para desenvolvimento de conceitos matemáticos (conceito de número e quantidade de 1 a 10, operações fundamentais (soma), identificação de cores e formas geométricas, localização espacial, semelhanças e diferenças), visto que a curiosidade e o interesse das crianças demonstrou-se através das diferentes formas de registro de comunicação de suas observações, hipóteses e conclusões. O projeto estendeu-se com a participação dos pais, através de pesquisa para o livro de “Receitas com Ovos de Pata” e visitas a um aviário, onde as crianças puderam observar como vivem os patos. A participação e o entusiasmo das crianças desenvolveu uma postura de investigação matemática de uma forma prazerosa, percebendo-se nitidamente que o interesse pela interpretação dos fenômenos naturais e a necessidade de resolver problemas inicia-se através do lúdico. Concluímos que o estudo da matemática na história do Patinho Feio, trouxe-nos a compreensão de informações práticas de resolução de problemas do nosso dia a dia, como também conscientização ambiental e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário