domingo, 22 de maio de 2011

EBOCH: Escola Bíblica de Obreiros - Chapecó




Ministrei em Chapecó (14/15 de maio 2011) para Professores de Escola Bíblica, com o Tema: "Ensine a Criança: Métodos Criativos Aplicados à prática"

Abaixo um texto, escrito por Daiana(http://www.soseducadorcristao.com.br/), professora participante do Seminário.


"Frisando a importância de o professor estar alicerçado na Palavra de Deus e não apoiado somente nos seus métodos e recursos, no decorrer das oficinas, a Professora Angela Cristina Hammann citou dois versículos e os parafraseou:




- II Timóteo 3.15,16: "Toda Escritura divinamente inspirada é...", e não todo método...




- Mateus 4.4: "Nem só de pão...", nem só de métodos... mas de toda tioda palavra que sai da boca de Deus..


- Igreja é lugar de estudar a Bíblia. Aproveite o pouco tempo que passa com seus alunos para este fim.


- Temos de ser educadores em tempo integral, ser exemplo em todo tempo, não somente no dia ou no momento em que vamos ministrar a aula.


- Temos que estar dispostos a aprender novos métodos, a usar novos recursos, como Deus irá nos ensinar se estamos sempre dizendo: "não sei fazer..."?


- É nosso papel despertar o aluno para pensar, não dar tudo pronto, por exemplo ao falar sobre os sete dias da criação, despertar a atenção da criança para o número sete, para pesquisar na bíblia outras referências a este número...


- Usar didática (letras, números...). O que a criança aprende na escola pode aprender na igreja também. Ex: o nome de um personagem que começa com a letra "S", cite o nome de "3" discípulos...


-Usar recursos após a contação da história e aplicação da lição para desenvolver a oralidade das crianças. Ex.: as crianças irão encenar a história que o educador acabou de contar.



- Sentar e ler a Bíblia para as crianças. A criança só vai se despertar para a leitura quando a leitura for apresentada a ela. A criança precisa familiarizar-se com a linguagem bíblica para tomar gosto.


- Deus nos permite crescer nEle através do contato com as crianças."

Nenhum comentário:

Postar um comentário