sábado, 14 de agosto de 2010

Juventude em ação


A turma da Igreja: De sexta a domingo


Sábado, 21 horas. Um amontoado de pessoas desce as escadarias e chega às calçadas pelas portas de vidro. Conversam e sorriem. Termina mais um culto na sede da Igreja Assembléia de Deus, em Rio do Sul. Ainda dentro da igreja, um pequeno grupo se reúne.

Entre cadeiras e hinários, os integrantes da União da Mocidade da Assembléia de Deus de Rio do Sul (Umadersul), vão formando grupos. Ninguém é excluído, mas a idade é um fator, que muitas vezes determina o grau de aproximação.

Com idades variadas entre 14 e 40 anos, os membros passam o fim de semana todo juntos, entretidos em vigílias, cultos, escolas dominicais e ensaios de coral. Alguns já cantam trechos de um hino conhecido, outros se arriscam pelos novos. As conversas e canções são pontuadas por risos. As brincadeiras são a marca registradas de alguns.

Em meio a tanta agitação, é difícil se fazer ouvir, mas o “Tio Edi”, o líder do grupo, Edilson de Lima, consegue. Ele usa o microfone e vai de grupo em grupo até que todos se acalmem. “Parecem umas crianças”, declara quando consegue chamar a atenção. Alguns sérios, outros segurando o riso, é assim todo começo de ensaio. O responsável pela aparelhagem de som, Thomas Pereira, dá o play e corre para se juntar ao coro que só se cala cerca de uma hora depois:

“sei que os teus olhos/ sempre atentos permanecem em mim…”.

Sábado, 22 horas. As atividades de encerram com uma oração. Muitos precisam ir para casa, mas os mais velhos e os que receberam autorização dos pais planejam jantar. Na lancheria mesas juntas. Batata frita, Coca-cola com limão e gelo. Até ali, o assunto permeia a fé. Aconselhamentos, confissões.

Sábado, 23h43min. A conta é rachada e paga. Caronas são oferecidas e aceitas. Acabou por hoje, até semana que vem.


Por:
Elaine Moreira / Único em Revista
Em: http://www.unico.unidavi.edu.br/?p=2560

Um comentário:

  1. Olá querida. Li sobre você fiquei admirada!
    Sou estudante de pedagogia ;D
    quando puder me fazer uma visita eu ficarei
    imensamente grata!
    Estou lhe seguindo e espero que a gente se fale
    mais vezes através de nossos blogs!
    Sucesso pra voce. Um beijo e bom Domingo!

    ResponderExcluir