segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Didática da Matemática - Jogo Torre de Hanói

Origem: Edouard Lucas teve inspiração de uma lenda para construir o jogo das Torres de Hanói. Já seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã.

Definição: É um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.

Aplicação Prática:
A Torre de Hanói pode ser trabalhada em níveis de desenvolvimento com crianças.

Na pré-escola, com regras simples de separação de cores e tamanhos, a torre de Hanói ajuda em questões de coordenação motora, identificação de formas, ordem crescente e decrescente, entre outras formas de aprendizado.

De uma maneira mais ampla, o jogo pode ser usado para o estabelecimento de estratégias de transferência das peças, como a contagem dos movimentos e raciocínio.

Iniciando com um número menor de peças, ou seja, resolvendo problemas mais simples, teremos oportunidade de experimentar uma das mais importantes formas de raciocínio matemático.

Definição - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Hanoi


Para revolver você mesmo esse jogo, clique aqui: http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/jogos-hanoi.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário