sábado, 28 de fevereiro de 2015

Muito além dos números

Jogos e atividades para desenvolver a autonomia, auxiliar na resolução de situações-problema e na construção de novos saberes


Por Juliana Lambert
 
Objetivos:
 Ajudar a criança a planejar, relacionar, comparar, classificar, medir e contar

★ Aprimorar o pensamento lógico-matemático
★ Desenvolver a autonomia Auxiliar na resolução de problemas da vida prática e a construir novos saberes

Faixa etária: 4 a 6 anos
Jogos e atividades matemáticas proporcionam muito mais do que diversão na Educação Infantil. "Matemática não se reduz apenas a aprender números, quantidades e a fazer contagem mecânica. Pressupõe reflexão, tomada de decisão e iniciativa para resolver situações-problema", explica Eliane de Lima, professora do Jardim II, do Colégio Santa Maria, em São Paulo (SP). "Trabalhamos com jogos e brincadeiras nas quais a contagem, grandezas, medidas e formas geométricas ganham significado, validade e eficácia", completa. No Colégio Santo Américo, também na capital paulista, as atividades matemáticas vão muito além dos números. "Por meio dos jogos, as crianças descobrem a importância de respeitar as regras, aprendem a aceitar a derrota, a organizar materiais, a desenvolver diversas habilidades de pensamento e a construir novos saberes", afirma Sílvia Fuertes, assistente pedagógica da Educação Infantil.
Feche a caixa
1. Providencie um tabuleiro com caixinhas que deverão conter os mesmos números dos dados, inclusive a soma entre os dados.
2. Divida a turma em duplas e solicite que um aluno inicie jogando os dados.
3. Ele deverá fechar a caixinha de acordo com o valor tirado nos dados. Se as casas correspondentes aos números 7, 8 e 9 estiverem fechadas, o aluno poderá escolher jogar um dado só.
4. O aluno pode também fazer a soma de duas ou mais casas para fechar o número total, por exemplo: se ele tirou 6 e essa casa já foi fechada, ele pode fechar as casas 2 e 4.
5. O jogo termina quando a criança tira nos dados uma quantidade que já não dá mais para fechar ou quando todas as casas tiverem sido fechadas.
6. Some os pontos das casas que cada aluno não conseguiu fechar. O campeão será aquele com menor quantidade de pontos.

Acompanhe uma atividade proposta pelo Colégio Santa Maria:
Materiais:  Duas folhas de papel Kraft  Tinta para decorar  Cola branca  Lantejoulas Hidrocor preta  Pincel  Retalhos de E.V.A. colorido  Quadrados de E.V.A. medindo 10 cm nas cores vermelho, amarelo e azul (para a trilha)  Retângulos de E.V.A. medino 6 x 7,5 cm nas cores vermelho, amarelo e azul (para as fichas)  Color set laranja  Tesoura Pinos para jogar (podem ser tampas ou outros materiais)

1.
 
Pinte uma folha de papel Kraft para formar a base do tabuleiro. Faça as trilhas colando os quadrados de E.V.A.
2. Corte a segunda folha de papel Kraft de forma oval para fazer a chegada e emende-a no tabuleiro.
3. Decore-a com os retalhos de E.V.A. e lantejoulas.
4. Recorte e dobre o dado no color set laranja conforme o molde. Faça as bolas indicando as quantidades com a caneta hidrocor. Cole as arestas com cola branca.
Como jogar:
Após preparar o dado e a base do tabuleiro, escreva algarismos em algumas casas ou faça desenhos representando quantidades. Por exemplo: duas bolinhas, três estrelas etc. Combine com os alunos as regras. Exemplos: os pinos devem estar na casa inicial, as crianças deverão lançar o dado, contar e andar a quantidade casas indicadas, ao cair nas casas identificadas por símbolos ou pelos números a criança deverá pegar a quantidade de fichas correspondentes (número 2 = duas fichas ou duas bolinhas = 2 fichas).
Dicas espertas! 
 Note como a Festa dos Superamigos envolve planejamento, contagem, noções e relação de quantidades.
 Caso a criança não estabeleça comparações e não consiga perceber a distinção entre "mais" ou "menos" (fichas), construa torres de peças de lego (gráfico de barras) para facilitar a contagem e a percepção de quantidade.
 Brinque com o jogo inúmeras vezes para que as crianças se apropriem das regras, aprendam a planejar e sejam capazes de jogar sem a intervenção frequente de um mediador.
Confira um jogo do Colégio Santo Américo, desenvolvido pelas professoras Susana Nagae e Maristela Ribeiro:

Materiais: 2 caixas de pizza emendadas com cola quente Papel contact laranja  Fita adesiva preta para acabamento Color set preto, vermelho e verde Pedaços de papelão encapados com color set preto medindo 13 x 4 cm Tampinhas de garrafa PET pintadas de verde 4 palitos de churrasco pintados de preto Caneta hidrocor preta Cola quente

1.
 
Encape as caixas de pizza com o contact laranja e as laterais com o color set preto.
2. Dê o acabamento nas laterais com a fita adesiva preta.
3. Cole as divisórias de papelão encapado numa das pontas com cola quente.
4. Faça as faixas "chegada" e "partida" no color set vermelho e verde e cole-as nos palitos de churrasco. Cole os palitos no tabuleiro.

Como jogar:
1. Estabeleça regras de pontuação e avalie se é melhor atribuir valores diferentes para cada casa ou todas terão o mesmo valor.
2. Distribua uma quantidade de tampinhas para as crianças e explique que elas terão que acertá-las nos compartimentos, deslizando-as em direção às casas numeradas.
3. O primeiro jogador terá três chances para acertar as casas numeradas. Se as tampinhas não atingirem as casinhas, elas devem voltar ao ponto de partida.
4. Ao final dos três arremessos, ajude a criança a somar seus pontos e arrumar o tabuleiro para o próximo jogador.

Em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/101/imprime224926.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário